Por que Contratar um Guia de Turismo?

Este profissional é qualificado para direcionar seu olhar para as mais belas paisagens urbanas e naturais, trazendo informação de qualidade e peculiaridades do local visitado, transformando sua viagem numa experiência memorável, além de ser responsável pela segurança dos clientes durante os trajetos. Faz parte da grade curricular de um Guia de Turismo saberes como: Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Geografia, História, Filosofia, dentre outras competências exigidas pelo Ministério do Turismo. Todo o turista tem o direito de ser acompanhado por um profissional credenciado. O uso da credencial de Guia de Turismo é obrigatório, sendo hoje emitida pelo Ministério do Turismo, conforme lei 8623/93. Qualquer pessoa física ou que venham exercer esta profissão sem possuir credenciamento para tanto, está praticando o exercício ilegal de profissão, (Código Penal Brasileiro art. 47), portanto, sujeito às penas previstas em lei, caso a empresa em que você viajar não tiver o Guia de Turismo credenciado, você tem o direito de reclamar e se for o caso até pedir indenização. 

Confirme se quem conduz você ou seu Grupo é realmente um Guia de Turismo

Acesse: http://www.cadastur.turismo.gov.br

Clique em prestadores e depois em Guia de Turismo. Neste campo você poderá consultar pelo Nome, CPF do Guia, ou região, se a pessoa pesquisada for Guia de turismo e estiver regularizado com o Ministério do Turismo as informações do pesquisado constará no sistema.

Algumas Ações que devem ser Denunciadas
Pessoa não portando a credencial de Guia de Turismo - caracteriza ilegalidade;
Agente de Viagem exercendo as atividades de Guia de Turismo sem ser credenciado como tal;
Guia de Turismo exercendo as atividades de agência de viagens, sem ser credenciado como Agente de Viagem;
Promotor(a) de vendas exercendo a profissão de Guia de Turismo ou agência de viagem.
Onde devo denunciar?
Delegacia de Turismo de seu Município ou Estado;
PROCON;
Secretaria de Turismo de seu Estado;
Ministério Público;
Ministério do Turismo;
Denúncias devem ser formalizadas por escrito.
O dia do Profissional Guia de Turismo é comemorado em 10 de Maio, portanto se você tem gravado em sua memória aquela viagem sensacional, não se esqueça de parabenizar no seu dia, aquela pessoa que tornou seu "sonho" realidade.